23 de abr. de 2009

Rythm and Blues

O estilo conhecido pela sigla R&B (Rythm and Blues), foi criado pela revista Bilboard para discos de artistas negros destinados ao público negro, substituindo o termo “Race Records” (discos para uma determinada raça, no caso, negra).

Basicamente designava estilos de música criados por músicos negros urbanos, desde os anos 40.

No final desta década, quando muitos dos músicos de jazz partiram para o estilo mais complexo ritmicamente do bebop, o público negro que acompanhava música com intenção de dançar passou a seguir as "big bands" que tocavam um derivado do blues, dominado pelo saxofone e com um ritmo mais forte. Era tocado num volume mais alto, escalas grandes e menos complicado como o blues antigo e o jazz.

Com o tempo, o estilo foi ganhando variações como as "jump bands" que usavam piano e sax tocando boogie-woogie, ou bandas de country-blues apresentando guitarras elétricas e harmônicas, ou ainda grupos vocais harmônicos de jovens negros.

Na metade dos anos 50, houve um aumento do interesse pelo R&B por parte do público branco e com isso, músicos brancos passaram a utilizar a forma, o ritmo e o som para criar o que viria a ser conhecido como "rock'n'roll". Muitos dos primeiros sucessos de Elvis Presley, por exemplo, foram regravações desse estilo.

Alguns artistas negros do gênero como Chuck Berry e “Fats Domino” avançaram e passaram a ser músicos de rock'n'roll.

Músicos como Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown combinaram o R&B com o estilo complexo e a emoção do gospel, criando o que seria conhecido por "soul music", alcançando grande popularidade nos anos 60.


O inicio

O Rock emergiu desde a metade dos anos 50 para se tornar a maior música popular dos EUA, da Europa e posteriormente de todo o mundo. Seus estilos impedem uma definição rítmica, talvez a única coisa que una todo o rock seja a ênfase dada à marcação.

Sua fonte primária foi o rhythm’n blues, um idioma popular para combinar elementos do blues urbano (na estrutura estilo vocal, com guitarrra elétrica amplificada), da música gospel (nos acompanhamentos de piano e harmonia de vocais) e do Jazz (nos solos de saxofone). O R&B começou a ganhar popularidade no final dos anos 40.

Paralelamente, os produtores de discos observando o crescente sucesso do R&B e do Rock ‘Roll, até então lançados somente para os discos “race” passam a criar “covers” brancos, versões mais polidas das mesmas canções dos artistas negros, visando atingir o público branco.

Isso acabou por trazer ao emergente Rock’Roll o seu lado branco, formado pelo Country, o Western e a música popular. Ainda hesitante como novo ritmo, supostamente ainda negro, o público branco elegeu “Rock aroud the clock" (Bill Halley and the Comets) , como o primeiro sucesso do Rock’Roll.

Na verdade o tema já tinha sido apresentado sem maiores conseqüências em disco, porém atingiu seu maior sucesso ao ser incluído no filme “Blackbord Jungle” (Sementes da violência) e foi a ponta do iceberg que estava por vir. Halley por sua vez também não era nenhum galã e vinha de uma carreira apenas razoável no Country e no Western. Com o inesperado sucesso, liderou por um tempo a revolução dos padrões que se iniciava aparentemente sem nenhum líder, mas obviamente movida pela energia do Rock’Roll. Com um ritmo dançante e uma mensagem musical simples e direta, este novo estilo agradou imensamente a juventude da época.

Nenhum comentário: