23 de abr. de 2009

Balboa


Muitos historiadores afirmam que a dança era uma derivação do Foxtrot, outros acreditam que evoluiu a partir de Charleston ou Collegiate shag. Ela surge por volta de 1920 e ganha fama nos anos de 1930. O nome "Balboa" é derivado do “Balboa Península” em Newport Beach, Califórnia.
Existem 2 formas diferentes de Balboa:
Balboa (puro)
O Balboa (puro) é dançado apenas na posição fechada, por ter se desenvolvido em cidades muito conservadoras e com espaço limitado para dançar. Algumas das prefeituras tinham regras rígidas para as danças e/ou códigos de condutas que proibiam os chutes selvagens do Charleston e outras danças exuberantes. Sua característica é a postura ereta e não é permitida a separação dos parceiros que deveriam manter contato através do tórax em todos os movimentos. É uma dança bastante simples e de movimentos econômicos, sendo bem adaptada ao rápido andamento musical.
Bal Swing
Depois de um tempo, alguns dançarinos começaram a introduzir variações que quebravam a regra de dançar “peito no peito”. Nesta forma vale tudo: giros, quedas e até mesmo os passos aéreos. Todas estas coisas seriam permitidas desde que o estilo geral permanecesse fiel ao espírito da dança original.


Nenhum comentário: