23 de abr. de 2009

Balboa


Muitos historiadores afirmam que a dança era uma derivação do Foxtrot, outros acreditam que evoluiu a partir de Charleston ou Collegiate shag. Ela surge por volta de 1920 e ganha fama nos anos de 1930. O nome "Balboa" é derivado do “Balboa Península” em Newport Beach, Califórnia.
Existem 2 formas diferentes de Balboa:

Balboa (puro)

O Balboa (puro) é dançado apenas na posição fechada, por ter se desenvolvido em cidades muito conservadoras e com espaço limitado para dançar. Algumas das prefeituras tinham regras rígidas para as danças e/ou códigos de condutas que proibiam os chutes selvagens do Charleston e outras danças exuberantes. Sua característica é a postura ereta e não é permitida a separação dos parceiros que deveriam manter contato através do tórax em todos os movimentos. É uma dança bastante simples e de movimentos econômicos, sendo bem adaptada ao rápido andamento musical.


Bal Swing
After a while some of the original Balboa dancers tired of doing just pure Balboa and started to introduce fancier variations which forced the 'chest to chest' connection to be broken.
Depois de um tempo, alguns dançarinos começaram a introduzir variações que quebravam a regra de dançar “peito no peito”. Nesta forma vale tudo: giros, quedas e até mesmo os passos aéreos. Todas estas coisas seriam permitidas desde que o estilo geral permanecesse fiel ao espírito da dança original. In explicit terms it might be said that these open patterns should be combined with recognisable Balboa footwork.

Nenhum comentário: