12 de jun. de 2009

Hal Le Roy (1913 - 1985)



Foi um dos muito poucos dançarinos brancos que visitaram o Hoofer’s Club. Sua experiência na vida da fama se deu devido ao seu estilo de sapatear, que se chamava “Legomania Style”.
June Allyson e Hal Le Roy

Betty Hutton e Hal Le Roy

Bill "Bojangles" Robinson (1878 – 1947)



Freqüentador assíduo do Hoofer’s Club e atração freqüente no Cotton Club. Dançava um número com escadas, sua marca registrada. Foi o primeiro negro a conseguir um papel principal na Broadway. Em 1932, estréia nos cinemas ao lado de Shirley Temple (com apenas 6 anos de idade).
Sua contribuição foi trazer a meia-ponta para o sapateado, antes dele só se sapateava com o pé todo no chão.
O Dia Internacional do Sapateado foi instituído no dia 25 de maio, data de seu aniversário.
O primeiro vídeo é de 1930 e o segundo de 1938, já com Shirley Temple. O elemento comum: o famoso número das escadas. Curtam!!!!

10 de jun. de 2009

The Nicholas Brothers





Harold Nicholas (1921 - 2000)
Fayard Nicholas (1914 – 2006)

Considerados a melhor dupla de sapateado acrobático do seu tempo. Utilizavam o “acrobatic tap”, um sapateado fantástico em que se faziam muitas acrobacias aprendidas em circo misturada com música e com ritmo. Além do “acrobatic tap” eles utilizavam passos “flash” e o “rhythm tap”.

Genne Kelly (1912 - 1996)


Bailarino, ator, cantor, acrobata e produtor. Foi muito inovador em suas cenas e sempre dispensava os dublês. Dançou com vários grandes nomes, entre eles Fred Astaire, The Nicholas Brothers e Donald O'Connor.
Gene Kelly no clássico "Singning in the Rain"

É... sapatear sobre patins não é para qualquer um... rsrs confiram!!!

Fred Astaire (1899 - 1987)




Começou fazendo shows em Vaudeville. Com seu perfeccionismo trouxe uma contribuição muito grande para Hollywood, nos números de dança ele exigia que se filmasse o corpo inteiro durante toda a coreografia, fazendo com que essa fosse muito melhor apreciada.
Suas coreografias jamais eram repetidas em um mesmo filme, por isso vemos "Astaire" dançando no teto de um quarto, com baquetas de bateria, com um cabideiro, com bengala, e sempre inconfundível pela sua elegância e pelo seu porte de gentleman.

Fred e Ginger Rogers

Leonard Reed (1907 – 2004)



Era chamado de Mr. Shim Sham, foi co-autor com o parceiro Bryant Willie, de uma coreografia mais rebuscada, feita para sapateadores, que adaptada por Frankie Manning para os que não sapateavam, tornou-se o famoso “Shim Sham”.
O vídeo a seguir é um pedacinho do Tributo realizado em sua homenagem no ano de 1999, aí podemos conferir Mr. Reed cantando, dançando e esbanjando vivacidade aos 92 aninhos!!!! Divirtam-se
ah, sim... pros apressadinhos (hehehe) a parte do shim sham começa aos 6' 30'', mas vale a pena conferir todo o vídeo...

9 de jun. de 2009

Peg Leg Bates (1907 – 1998)




Começou a dançar aos 6 anos de idade, aos 12 perdeu a perna em um acidente com uma máquina nas lavouras de algodão, e ao contrário do que muitos acreditavam,conseguiu superar o acidente e continuou dançando.
Ele conquistou muito carisma e muita simpatia somado com seu talento em Vaudeville. Gregory Hines disse que “Peg Leg costumava usar sua perna de pau da mesma forma que um baterista ou percussionista fazia”. Ele foi um sapateador que tinha uma expressão única e fantástica, tanto que nenhum outro sapateador conseguia “imitar” os sons e ritmos que fazia, devido ao som grave de sua perna de pau.




Dean Collins (1917 – 1984)



Acredita-se que as origens do WCS estão no Lindy Hop e que foi Dean Collins o responsável pelo desenvolvimento do estilo dançado na Costa Oeste dos Estados Unidos. Collins dançava no Savoy e foi para Los Angeles em 1937. Seu estilo de Lindy Hop na década de 1940 foi caracterizado por movimentos suaves e curtos, diferente do estilo dos Whitey’s Lindy Hoppers do Harlem. Sua forma de dançar foi a principal fonte para o estilo Hollywood Lindy Hop, na década de 1990. Mas ao ser perguntado sobre seu estilo de dançar Swing disse:" "Não há qualquer estilo, só existe Swing".
Curtam os vídeos...
1. Dean Collins Lindy Hoppers 1983

Aqui aparecem da esquerda para a direita: Lance Schermoen and Mary Anne Nunez; Bobby Hefner and Natalie Esparza; Dean and Mary Collins; Tom Boots and Shirley Fietsam; and Bart Bartolo and Kathy


2. Let's Make Music

Aqui Dean dança com sua primeira parceira Bertha Lee