15 de mai. de 2009

O shim sham



O "Shim Sham shimy” ou “Shim Sham" surgiu no final dos anos 1920, nos circuitos de Vaudeville. Originalmente era uma seqüência de “Tap dance” executada por seus dançarinos, no palco, ao final dos shows. Todos os músicos, cantores e bailarinos ficavam juntos no palco para fazer seu grande final: o Shim Sham. Os dançarinos de sapateado faziam suas variações enquanto os demais os acompanhavam.
Originalmente era chamado de “Goofus” por Leonard Reed e Willie Bryant, tratava-se de uma coreografia de sapateadores. Posteriormente foi para New York e ficou muito comum em Night Clubs.
Frankie Manning levou-o para o Savoy numa versão mais simplificada adaptada para os dançarinos que não sapateavam, ficando conhecida com “Savoy Shim Sham”
O Shim Sham animava a pista para os dançarinos de Swing junto às orquestras e nenhuma noite de dança era concluída sem ele. Diante deste pano de fundo, constata-se que não existe uma coreografia universal de "shim sham".Quando um grupo de pessoas faz o Shim Sham (especialmente um grupo de pessoas de diferentes cidades), os seus passos são muito semelhantes com algumas variações e até algumas improvisações.
O Shim Sham não costuma levar uma canção inteira. .Após o Shim Sham, todos seguem dançando o Lindy Hop até o final da música.
shim sham com o mestre Frankie Manning e Erin Stevens em uma coreografia de Willie Bryant e Leonard Reed

Lindy Hop

Essa é a raiz da Lindy Hop. Um show de improvisação e irreverência!